NewsletterGoogle PlusTwitter Facebook

Publicado em:
29
8/2017

Apresentação de Taikô abre a Asian & Sea Food Show

Performance com os milenares tambores acontece no primeiro dia da feira, em duas apresentações.

A Asian & Sea Food Show preparou uma recepção especial para os visitantes. Na abertura oficial da feira, dia 1º, o Grupo Shinkyo Daiko faz duas apresentações com os milenares tambores japoneses, conhecidos como Taikô, às 13h15 e 15h30.

As performances do grupo resgatam, preservam e divulgam a cultura japonesa por meio da arte do Taikô, instrumento de percussão presente na história daquele país há pelo menos 1.500 anos.

Em seus primórdios, o Taikô era destacado como uma forma de comunicação entre comunidades rurais e servia também como demarcador de áreas, limitando certa região de acordo com o espaço onde fosse audível o som dos tambores. Ao longo da história, o Taikô foi sendo utilizado para motivar tropas para a guerra, como forma de agradecimento pelas boas colheitas, nas cerimônias religiosas e em outras importantes manifestações.

Após a Segunda Guerra Mundial, a função social do Taikô sofreu uma grande mudança e, nos dias de hoje, é encontrado quase que exclusivamente em festividades de cunho artístico-cultural.

A apresentação foi escolhida para abrir a Asian & Sea Food Show porque o instrumento é um símbolo dos bons pensamentos, resultados positivos e vida eterna. Um som que encanta a alma e enche de alegria o coração.

Durante a feira, o Shinkyo Daiko fará um percurso desde a entrada até a praça de alimentação. O grupo foi formado em novembro de 2007 e traz no seu significado o sentimento de “vibração interior do coração”. A disciplina, a concentração, a determinação e respeito às tradições são os valores herdados do espírito japonês. A influência do espírito brasileiro é percebida pela alegria, ritmo, descontração e criatividade dos seus integrantes. A mistura destas duas culturas se refletem na vibração forte dos tambores japoneses.

Fonte: Primeira Página