NewsletterGoogle PlusTwitter Facebook

Publicado em:
3
10/2017

Sushiman do Guarujá é eleito o melhor do Brasil

Leonardo Pacheco Gonçalves venceu a segunda edição da Copa Brasil Best Sushiman, realizada durante a feira Asian & Seafood Show, e vai representar o País no campeonato mundial World Sushi Cup, no Japão.

Sushiman do restaurante Tomihama Sushi, no Guarujá, litoral de São Paulo, Leonardo Pacheco Gonçalves disse ter sido surpreendido com o anúncio de que ficou em primeiro lugar na Copa Brasil Best Sushiman, parte da programação da Asian & Seafood Show, encerrada no dia 3 de outubro.

O anúncio foi feito em jantar de confraternização no dia 2. “Eu não esperava, os outros competidores são de alto nível”, diz. Para o sushiman, o estudo constante de novas técnicas e o respeito à gastronomia tradicional japonesa podem ter influenciado a decisão dos jurados. “Estou sempre estudando, aprendendo novas técnicas, testando novos ingredientes. Mas sem deixar de lado a tradição”.

Junto com a medalha de primeiro colocado, Leonardo ganhou uma viagem para representar o Brasil no campeonato mundial World Sushi Cup, no Japão, oferecida pela Quickly Travel. Antes, ele vai conhecer as instalações da CERMAQ – um dos maiores produtores mundiais de salmão – no Chile, com passagem e hospedagem cedidos pela empresa.

Os demais finalistas, também anunciados no jantar, foram Daniel Jucinsky e Marcelo Ranucci, que ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Assim como Leonardo, eles ganharam um curso de seis meses de japonês da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Confraternização

O jantar foi aberto pelo presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, promotora da Asian & Seafood Show. O executivo falou sobre o potencial de crescimento da feira tendo em vista a força do mercado de gastronomia asiática no Brasil.

A consulesa interina do Japão, Hitomi Sekiguchi, o chef internacional Hirotoshi Ogawa (diretor-geral de exame do Sushi Skills Institute) e Shin Koike (embaixador da culinária japonesa no Brasil), entre outros, prestigiaram o evento.

A Copa Brasil Best Sushiman é a etapa brasileira do campeonato mundial World Sushi Cup. A disputa aconteceu ao longo do dia 2, dentro da Asian & Seafood Show, entre 16 concorrentes. Eles se apresentaram ao vivo na frente do público e dos jurados e tiveram que preparar dois tipos de sushi, o tradicional e o contemporâneo.

Fonte: Primeira Página